About Us



Nato Ximenes e Liris Fujimori


Liris Fujimori

2ª Secretária da Sociedade Bandeirante de Orquídeas em São Paulo, nasceu em Ourinhos - SP, graduou-se em arquitetura e urbanismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas e atuou no mercado imobiliário brasileiro até 2013.

Iniciou a paixão pelas orquídeas em 2011, desde então se dedica ao cultivo da sua coleção particular, estuda, investiga, participa de reuniões orquidófilas e exposições.

Desde pequena, admirava a técnica do desenho, geometria, cálculo e arte. A aquarela livre sempre a fascinava pela leveza e aspecto da transparência.

Alguns artistas e suas obras serviram de inspiração para realizar o sonho de fazer ilustração botânica das orquídeas, sonho iniciado com as aulas das mestras brasileiras que estudaram em Kew Garden, a partir de 2013.

Obteve o convite para apresentar o seu trabalho na Exposição da Sociedade Bandeirante de Orquídeas em 2014. Realizou o conjunto das ilustrações: Cattleya intermedia.

A partir de então, ilustra orquídeas, realiza cursos e palestras junto à orquidofilia, contribui com artigos para revistas especializadas, além da atividade principal, ilustrar orquídeas utilizando a técnica da ilustração botânica em aquarela.



Nato Ximenes

Capixaba e Diretor do Núcleo Orquidófilo Castello Branco em Alphaville - SP, o botânico e naturalista de Vitória - ES cultiva orquídeas desde cedo. Em dezembro de 2004 criou a lista de discussão de orquídeas Orquidófilos, que se tornou desde então a maior e mais movimentada lista de discussão sobre orquídeas do mundo com mais de 2200 pessoas inscritas (https://br.groups.yahoo.com/neo/groups/orquidofilos/info).  

Com o seu conhecimento adquirido na orquidofilia, participou de encontros, congressos e exposições de Orquídeas por todo Brasil, além de atuar como juiz em diversas exposições. Organizador da Exposição de Orquideas de Vila Velha - ES, foi convidado a dar palestras pela Europa e EUA para divulgar a orquidofilia nacional.

Chegou a possuir mais de 20 mil plantas de maneira profissional, com sistema de iluminação, irrigação por microaspersores e timer, mas quando se mudou para Alphaville - SP, desativou as estufas doando os exemplares para colecionares locais e realizando o plantio de espécies nativas em árvores da cidade. Foi então que decidiu dar andamento às pesquisas científicas e descobertas de novas espécies e variedades de orquídeas.

Com o know-how adquirido e 15 anos de intensas pesquisas in loco, escreveu a coletânea bilingue de 1700 páginas "As orquídeas da Serra do Castelo" com o Doutor em Botânica francês Guy R. Chiron, publicado em 4 volumes. De caráter preservacionista, trata-se do primeiro e único inventário completo das orquídeas do Espírito Santo, com fotos, desenhos, habitats, descrições e muito mais informações sobre todas.

Possui mais de 10 variedades e 20 espécies novas de Orquideas descobertas e descritas internacionalmente, além de dezenas de novas combinações e revisões de gêneros propostas. 

Atualmente é correspondente da revista científica francesa Richardiana (www.richardiana.com).